Coronavírus: Paraná confirma duas mortes por Covid-19

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, confirmou nesta sexta-feira (27 de março) as duas primeiras mortes pela Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus, no estado. Os dois registros foram em Maringá. As mortes aconteceram nos últimos dois dias e a confirmação da causa aconteceu hoje.

As vítimas são uma mulher, de 54 anos, e um homem de 84. Estes dados foram repassados pela prefeitura de Maringá. Os dois apresentaram sintomas entre os dias 12 e 15 deste mês e foram hospitalizados.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o homem de 84 anos apresentou os primeiros sintomas no dia 15 de março e foi internado em um hospital da rede privada de Maringá. A filha dele havia viajado para a Espanha e retornou ao Brasil já doente, sendo confirmada para coronavírus no dia 18 com quadro clínico leve e em isolamento domiciliar até o momento. Devido ao contato com este caso confirmado, o paciente passou a ser considerado como caso suspeito e morreu nesta quinta-feira (26).

A mulher de 54 anos viajou para João Pessoa (Paraíba), passou por São Paulo e retornou ao estado no dia 11 de março. Apresentou os primeiros sintomas no dia 14 e internou em rede particular de Sarandi no dia 20. A paciente morreu na última quarta-feira (25). Os dois pacientes possuíam comorbidades.

Beto Preto, em uma live nas redes sociais, lamentou as mortes por Covid-19 no Paraná e reforçou a necessidade de manter o isolamento, o distanciamento social e a etiqueta respiratória como medidas para combater o novo coronavírus. “Todas as medidas tomadas estão embasadas em artigos científicos”, salientou o secretário, enfatizando que as decisões estão sendo criteriosas. “Queremos que a perda de vidas seja a menor possível. Teremos muitas dificuldades nos próximos meses”, afirmou.

As duas mortes em Maringá aparecem no boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná tem 125 casos confirmados de Covid-19 e 1.178 casos em investigação. São 19 casos novos em relação a esta quinta-feira, incluindo as duas mortes.

<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsaudepr%2Fvideos%2F260486418285586%2F&show_text=1&width=267″ width=”267″ height=”749″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allow=”encrypted-media” allowFullScreen=”true”></iframe>

Leia também – Coronavírus: presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia enfatiza a absoluta necessidade de isolamento social neste momento

Leia também – Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírus

Leia também – Coronavírus: Sistema Unimed elabora guias com orientações para ajudar a população durante a pandemia