Coren/PR entrega demandas da Enfermagem a Ministro da Saúde

Durante reunião do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, com o governo do Paraná, a presidente do Conselho de Regional de Enfermagem (Coren/PR), enfermeira Simone Peruzzo, entregou ao ministro as demandas da categoria neste enfrentamento da pandemia da Covid-19. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (24 de julho).

A entrega foi articulada pela Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, enfermeira Maria Goretti David Lopes, e a presidente do Coren Paraná foi acompanhada pela deputada federal de Santa Catarina, Carmen Zanotto, também enfermeira e que esteve junto com a direção do Ministério da Saúde nas visitas aos três estados do Sul do Brasil, na qualidade de integrante da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19, que neste momento está lutando com afinco contra os focos do coronavírus.

“A pandemia expôs à sociedade tanto as vulnerabilidades quanto a importância dos Profissionais de Enfermagem, que são fundamentais para a população, que depende dos serviços prestados pela categoria”, registra o ofício entregue ao Ministro Pazuello.

Leia também – A enfermagem brasileira em tempos de pandemia

<

p class=”ql-align-center”>Encontro aconteceu durante a passagem do ministro pelo Paraná (Foto: Coren/PR)

Entre os pontos apresentados estão a sobrecarga enfrentada pela Enfermagem no atendimento aos casos da Covid-19; a falta de dimensionamento adequado de profissionais para o atendimento; a necessidade de definição de piso salarial nacional e jornada de 30 horas semanais; o direito à aposentadoria especial; a garantia de oferta de EPI de qualidade comprovada; a testagem quinzenal dos profissionais para a Covid-19; valores diferenciados de insalubridade; local digno de descanso, além da solicitação de que a ampliação de leitos de UTI, viabilizada durante a pandemia, seja mantida no estado.

“Ao lado das enfermeiras Maria Goretti e Carmen Zanotto pudemos mostrar a realidade e as reivindicações da Enfermagem paranaense ao Ministro Eduardo Pazuello e ao Secretário da Saúde do Paraná, Carlos Alberto Preto. Estamos juntos no atendimento à população que necessita de cuidados especializados e estamos prontos a auxiliar, mas desejamos resolver as pendências que foram se acumulando ao longo de anos. Não abrimos mão do respeito a quem se dedica com responsabilidade, ética e competência no atendimento de todos que necessitam”, avaliou a presidente Simone Peruzzo.

Leia também – “Fiquem em casa”, apela enfermeira infectada pelo coronavírus

Leia também – Hospital paranaense realiza sete transplantes em 24 horas