Conheça os tipos de testes de Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, a corrida por exames de testagem para confirmar o diagnóstico da doença levou milhões de pessoas a farmácias, laboratórios e postos provisórios. Estamos caminhando para o terceiro ano e os testes rápidos voltaram a ser o centro das atenções, principalmente porque a nova variante Ômicron se soma a um surto de Influenza. O mercado dispõe de testes que detectam ambos os vírus, tornando o resultado mais assertivo e rápido. É importante saber quais tipos de exames estão disponíveis e qual é a melhor opção para cada caso. Mas não é apenas o teste rápido que está disponível. Existem diferentes tipos de testes de Covid-19, que podem ajudar no diagnóstico.

 

Basicamente, há dois tipos de medição de marcadores virais para o diagnóstico de Covid-19, o PCR e o Antígeno. Ambos têm a coleta realizada por meio de uma amostra de secreção SWAB nasofaringe e/ou orofaringe (cotonete). Mas para quem teve contato com o vírus há mais de 20 dias e deseja confirmar se já passou por infecção assintomática, as sorologias são os tipos de exame mais indicados. 

 

Leia também – Teste pode identificar Covid-19 ou Influenza H3N2

 

Leia também – Testes de Covid-19 impactam diretamente na resposta à pandemia

 

“Se os testes rápidos ganharam evidência nesse momento, eles já são um recurso disponível e confiável há bastante tempo, não apenas para a detecção de vírus respiratórios como também para outras doenças como zika, dengue, sífilis e HIV, e condições hormonais, como o beta hCG, presente nas mulheres grávidas”, explica Daniel Rocha, diretor de Point of Care da Vyttra Diagnósticos

 

Conheça os tipos de testes de Covid-19:

 

Antígeno (Covid-19 e Influenza) 

 

Este é o método utilizado nos testes rápidos. É realizado com amostra SWAB nasal, e detecta os antígenos de SARS-Cov-2 de forma qualitativa. Ele avalia a proteína do vírus no organismo. Se realizado nos primeiros dias de sintomas, pode ter sensibilidade superior a 90%. O método de análise utilizado nos testes de antígeno é a imunocromatografia, que identifica doenças infecciosas e hormônios por associação a anticorpos com partícula coloridas conjugadas. Dessa forma, quando o resultado do teste apresenta uma marca colorida, significa que é positivo para o antígeno utilizado. 

 

Indicado para auxiliar no diagnóstico inicial da infecção, o ideal é que seja realizado até o 7º dia de sintomas ou de contato com pessoa infectada. O Resultado pode sair em 15 minutos. 

(Foto: Freepik)

PCR (Covid-19) 

 

Deve ser realizado apenas em laboratórios de análise. Após a coleta de secreção SWAB (nasofaringe / orofaringe), a haste é imersa em uma solução dentro de um tubo de ensaio, que será colocado em um equipamento para separar o RNA viral da amostra. Esse material será colocado em uma placa para análise da presença ou ausência dos genes alvo do SARS-Cov-2, vírus causador da Covid-19. Em seguida, as placas são colocadas em um equipamento que amplifica o RNA, gerando um gráfico que indica a presença ou ausência de RNA viral. O resultado costuma sair em até 24 horas. 

 

Como é necessário que o vírus esteja presente para a realização desse tipo de teste, o indicado é que ele seja feito entre o 3º e 4º dias da doença, podendo estender-se até o décimo. Caso não haja sintomas, o recomendado é que o teste seja realizado cinco dias após ter entrado em contato com pessoa infectada. O RT-q PCR também é indicado para confirmar o resultado positivo de um teste rápido por antígeno. 

 

Sorologias (Covid-19) 

 

As sorologias estão relacionadas à análise do soro sanguíneo, por isso, são obtidas por meio de exame de sangue. São moléculas produzidas em resposta a antígenos, o que as caracteriza como anticorpos. Há cinco subtipos de sorologia: IgG, IgM, IgA, IgD e IgE, e cada um deles age sobre um determinado antígeno. Os anticorpos detectados para Covid-19 são IgM e IgG (Imunoglobulina M ou G). 

 

Um resultado IgM positivo significa que a pessoa foi exposta e está na fase ativa da doença, o que indica a possibilidade de o vírus estar circulando na corrente sanguínea naquele momento. O IgG é um anticorpo de memória, e pode significar que a pessoa está na fase crônica ou convalescente da doença ou que já pode ter tido contato com o vírus em algum momento da vida. O resultado de ambos aparece como reagente ou não reagente. 

 

Leia também – Você sabe a diferença dos testes de Covid-19?