Conheça os benefícios do pilates

O pilates vem sendo bastante procurado como alternativa de atividade física, além de ajudar no fortalecimento da musculatura e da flexibilidade do corpo. Também permite incentivar a concentração, o controle e a respiração. Entre os benefícios do pilates está a prevenção de doenças cardiovasculares, que são a maior causa de mortalidade no Brasil. Isto acontece em razão do sedentarismo, obesidade, tabagismo, diabetes, pressão alta e alterações nos níveis de sangue.

Segundo a professora Josi Araújo (CREFITO 245732), da rede Pure Pilates, esta é uma atividade que trabalha com diversos músculos, desenvolvendo flexibilidade, força, aumento do equilíbrio, condicionamento e ainda pode ajudar a diminuir a pressão arterial elevada, gordura corporal e estresse. Se quem aderir ao pilates ainda associar a atividade a uma alimentação saudável vai obter resultados ainda melhores. A combinação é essencial para o funcionamento do corpo de maneira saudável.

Além disso, entre os benefícios do pilates está o fato de ele poder ser feito por pessoas de diferentes idades e níveis de condição física, ou até mesmo de problemas de saúde.

Leia também – Vantagens e cuidados da prática de esportes durante a pandemia

Leia também – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia dá dicas para as atividades físicas na quarentena

Josi ainda conta que existem estudos que mostram a eficácia e os benefícios do pilates para a saúde de cardiopatas, a partir de exercícios leves e moderados, que não exijam esforço físico extremo. “É indicado que o paciente que já possui alguma doença de cunho cardiovascular comece a exercer o pilates assim que houver liberação clínica (junto à ajuda de um especialista na área de exercícios físicos), e aqueles que querem começar já a prática, que busquem um local apropriado e sigam, sem menos importância, orientações profissionais também”, reforça.

A recomendação de Josi é para os interessados procurarem um profissional da área para auxiliá-lo na prática do pilates e garantir que essa seja feita de maneira correta. Isto vale tanto para pacientes já diagnosticados, quanto para aqueles que desejam prevenir a possibilidade de doenças cardíacas.

Leia também – Exercício físico em casa: cuidar de si se tornou ainda mais importante

Leia também – Investir na própria saúde é o melhor negócio