Confira os sintomas do diabetes

    A equipe do Hospital Angelina Caron, um dos principais do Paraná, reuniu as principais informações para tirar as dúvidas sobre diabetes, doença que atinge cerca de 13 milhões de brasileiros. Saiba mais:

    Tipos e fatores de risco

    Os principais tipos de diabetes são: tipo 1, pré-diabetes, tipo 2 e gestacional. Os quatro apresentam algumas diferenças quanto à causa e tratamento. A tipo 1 é autoimune e a tipo 2 está relacionada a outras doenças de histórico familiar (genética) e a hábitos de vida. Há ainda o pré-diabetes que define as pessoas com potencial para desenvolver a doença (no caso do tipo 1 não há pré-diabetes). Já o diabetes gestacional pode – ou não – persistir após a gravidez.

    Sintomas e consequências

    Os principais sintomas costumam ser sede intensa, urina em excesso e coceira no corpo. O diabetes pode se manifestar em qualquer idade. O de tipo 1 é mais comum na infância e adolescência e o de tipo 2 está relacionado com hábitos de vida como má alimentação e excesso de peso e costuma aparecer após os 35 anos de idade.

     

    O diabetes quando não tratado adequadamente pode trazer consequências para a visão, rins, coração, sistema nervoso e membros inferiores, podendo levar à amputação ou até mesmo à morte.

    Medicação

    O tratamento do diabetes pode ser realizado com medicação oral e /ou insulina. Em ambas as situações, é conveniente não deixar a medicação em locais com exposição direta ao sol, ou que possam aquecer em excesso, como no porta-luvas do carro.

     

    A insulina deve ser conservada a temperaturas inferiores a 25-30ºC, sendo necessário colocá-la numa mala/bolsa térmica refrigerada. Não utilize a insulina se o líquido apresentar alterações da coloração ou partículas em solução. Importante: evite administrar a insulina nas zonas do corpo que estejam frequentemente expostas ao sol, uma vez que a velocidade de absorção aumenta.

     

    Alimentação

    Faça uma alimentação equilibrada e fracionada, com refeições leves e variadas. Ingira diariamente 1,5 a 2 litros de líquidos, preferencialmente água. Reforce a sua ingestão se a temperatura for elevada ou no caso de realizar atividade física que o faça transpirar. Evite as bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar.

     

    Atividade física

    Durante os dias de calor, opte por ambientes frescos e se exercite ao amanhecer ou ao anoitecer, mantendo sempre a ingestão frequente de líquidos. Se a prática for ao ar livre, recomenda-se a utilização de chapéu, óculos e protetor solar nas áreas expostas ao sol. Recomenda-se também uma proteção dos pés, utilizando calçado confortável e adaptado, com meias preferencialmente de algodão.

     

    Para a escolha da atividade, sua intensidade e duração, é importante o aconselhamento com a equipa de saúde. O exercício deve ser ajustado as suas capacidades, características e objetivos individuais e terapêuticos.