Como descartar máscaras usadas? Orientações para o descarte correto de resíduos durante a pandemia

Além de manter o distanciamento social, evitar aglomerações e reforçar os hábitos de higiene, a pandemia do novo coronavírus exige cuidados da população com o descarte dos resíduos em casa. Você sabe como descartar máscaras usadas, por exemplo? Diante da possibilidade de contaminação desse e de outros insumos utilizados na prevenção, é necessário seguir orientações para o descarte correto de resíduos durante a pandemia.

Máscaras e luvas descartáveis, por exemplo, mesmo que usadas de forma preventiva, devem ser destinadas ao lixo do banheiro, que segue para a coleta do lixo comum, e não separadas com a coleta seletiva. Eles devem ser acondicionados em dois sacos plásticos resistentes, bem vedados. O primeiro deles deve estar com apenas dois-terços da capacidade preenchida. O mesmo deve acontecer com lenços de papel.

A orientação é do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que elaborou um protocolo específico para o momento atual, disponível no site da Prefeitura de Curitiba.

“Apesar das orientações, ainda percebemos a chegada de máscaras nas associações do Ecocidadão, que recebem, fazem a triagem manual e venda dos resíduos recicláveis”, alerta o diretor de Limpeza Pública, Edélcio Marques dos Reis.

Leia também – Dúvidas sobre o coronavírus e Covid-19? Perguntas e respostas sobre higiene pessoal, animais de estimação e máscaras

Continuam valendo, como sempre, as recomendações para descarte de materiais perfurocortantes. Vidro quebrado, metais ou outros objetos pontiagudos devem ser colocados em caixas de leite ou outras embalagens, identificadas, antes de dispor para a coleta. 

O município também está incentivando para que materiais recicláveis sejam deixados em quarentena para evitar o manuseio de resíduos secos potencialmente contaminados.

Veja as orientações para fazer o descarte correto de lixo: Como descartar máscaras usadas?

– Máscaras, luvas e lenços de papel usados – mesmo que preventivamente – devem ser descartados no lixo do banheiro em sacos resistentes, bem vedados, com 2/3 da capacidade;

– Pessoas com suspeita ou contaminação confirmada devem descartar todos os seus resíduos, incluindo os recicláveis, para a coleta comum. Em sacos resistentes, com 2/3 da capacidade;

– Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um 2º saco, devidamente fechado;

– Materiais perfurocortantes ou outros objetos pontiagudos devem ser colocados em caixas de leite ou embalagens, identificadas, antes de dispor para a coleta;

– Cada cidadão deve estar atento aos dias e horários em que os caminhões passam para coleta em suas casas. A consulta pode ser feita no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br.

Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná