Chuva e calor: é hora de se vacinar contra a febre amarela

A intensidade do verão, com elevação de temperatura e chuva, leva a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba a reforçar o pedido para a vacinação contra a febre amarela a partir dos nove meses de vida.

A vacina está disponível – gratuitamente – em 110 unidades de saúde de Curitiba, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. A dose é única, ou seja: quem já tomou uma vez na vida não precisa repetir.

Caso a pessoa não tenha certeza se já foi imunizada, basta verificar se há registro na carteira vacinal – isso pode ser feito com um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já, disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS. A outra alternativa é procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

Já as pessoas com mais de 60 anos, gestantes e mães que amamentam bebês menores de seis meses precisam de avaliação clínica para confirmar a indicação ou contraindicação da vacina.

Leia mais: Paraná aumenta o índice de vacinação contra a febre amarela

A imunização é contraindicada para pessoas com febre alta, deficiência do sistema imunológico ou que tenham histórico de reação alérgica grave aos componentes da vacina, como ovo e gelatina.

Acompanhamento

Até o momento não há registro da circulação do vírus da febre amarela em Curitiba. Em 2019, Curitiba registrou quatro casos importados de febre amarela do tipo “silvestre” – que é a forma como a doença vem ocorrendo no país.

Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, a ocorrência da doença em macacos em municípios próximos a Curitiba sugere a possibilidade de aproximação do vírus da febre amarela na região de mata. “Por isso”, segundo ele, “há a necessidade de quem ainda não se imunizou procurar se vacinar o quantos antes”.

Alerta

Embora não passe a doença ao homem, o macaco é monitorado por servir de “sentinela”, uma vez que alerta sobre a aproximação do vírus, transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes na febre amarela silvestre – a febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti e Albopictus, mas não é registrada no Brasil desde 1942.

Doença sazonal, a febre amarela avança porque a circulação do vírus é favorecida pelas temperaturas mais altas, em que os mosquitos se reproduzem com mais intensidade.

O ideal seria estar imunizado antes da chegada do calor, mas ainda vale a orientação para tomar a vacina até dez dias antes de ir para um local de mata. Esses cuidados podem manter a cidade de Curitiba sem circulação do vírus.

Até 2017, o Ministério da Saúde determinava a vacinação em Curitiba apenas àqueles que iriam se deslocar para área de risco em outros estados. Com o avanço da doença no país e nas regiões Sudeste e Sul, a partir de 2018 a vacina foi incluída no calendário de vacinação de rotina das crianças, sendo recomendada uma dose única aos 9 meses de idade.

“Desde, então, portanto, a vacina passou a ser recomendada também a todos em Curitiba que têm mais de nove meses, independentemente se vão se deslocar para área de risco”, explicou a médica infectologista da SMS, Marion Burger.

Sintomas

1ª fase – período de infecção: febre, calafrios, dores pelo corpo, náuseas e vômitos, sintomas comuns a várias outras doenças, como leptospirose e dengue.



2ª fase – período tóxico: febre, icterícia (pele e olhos amarelados, daí o nome febre amarela), urina escura, dores abdominais, hemorragias e outras complicações.

Leia mais: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela: saiba como reconhecer os sintomas