Capital e região metropolitana concentram 90% dos casos de sarampo no Paraná

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou mais 54 casos de sarampo no último boletim epidemiológico sobre a doença, divulgado no dia 19 de dezembro, totalizando 648 registrados em 38 municípios. Há ainda 1057 pacientes em investigação em 97 cidades paranaenses.

Após mais de 20 anos sem registro de casos de sarampo, o Paraná voltou a ter cidades com surto ativo no início de agosto. Em 134 dias desde o primeiro caso, o total de registros atingiu 648 pacientes que tiveram a confirmação da doença via exames laboratoriais.

De um modo geral, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus do sarampo. Por isso é importante que a vacinação seja realizada. O esquema vacinal do Ministério da Saúde recomenda que a população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose.

O Ministério da Saúde disponibilizou também a vacinação para os bebês de seis a onze meses, que é a chamada “Dose Zero”. O calendário nacional de vacinação indica que aos 12 meses de vida a criança deverá receber a primeira dose da tríplice viral e a segunda dose deverá ocorrer aos 15 meses de vida com a vacina tetraviral, que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora.

Boletim

A secretaria informa que são 648 pessoas que tiveram casos confirmados de sarampo no Estado. 54 somente na última semana. Destes, 588 (90% dos casos) são na área da 2ª Regional de Saúde. Sendo 407 em Curitiba (62%). Em todo o Estado, 38 municípios paranaenses estão em surto ativo e 97 com casos em investigação.

Em relação à faixa de idade, os dados apontam que 53% dos pacientes têm idade entre 20 e 29 anos e 70% do total (450 pacientes) têm idade acima de 20 anos.

Confira o boletim completando clicando aqui.