Além da saúde: impactos da pandemia da Covid-19

    Diariamente, os brasileiros acompanham os números relacionados ao novo coronavírus: casos confirmados, mortes e pacientes recuperados. Mas também sentem na pele outros impactos da pandemia da Covid-19.

    Os reflexos são vistos e acompanhados na área da saúde, com o aumento no número de atendimentos, a adequação do sistema público e privado, recursos, remanejamento de leitos, a preocupação com a disseminação do vírus. Medidas de saúde pública foram implantadas para evitar a propagação do novo coronavírus, como o distanciamento, o isolamento social, o uso das máscaras e maior tempo em casa.

    Isto resultou em um efeito dominó: impactos na economia, nas relações sociais, em como cada um de nós encara e ainda vai encarar tudo o que está acontecendo, em todos os seus aspectos. A rotina mudou. Será que ela poderá, um dia, voltar a ser a mesma?

    Esta série de reportagens propõe uma análise do atual momento além da saúde. Cada matéria traz os aspectos psicológicos, sociais, históricos e econômicos desta pandemia, convidando o leitor a refletir sobre a sociedade que pode emergir pós Covid-19.

    Confira:

    Momento apocalíptico ou oportunidade de transformação?

    Coronavírus: impactos históricos e sociais provocados pela pandemia da Covid-19

    “Pandemia da Covid-19 é uma das mais complexas catástrofes de todos os tempos”, diz economista José Pio Martins

    Boa leitura!