A importância das instituições filantrópicas para a saúde

No Brasil, mais de 11 mil entidades filantrópicas estão em atuação, seja na área de Saúde, Educação ou Assistência Social, trazendo impactos na vida de milhões de brasileiros. De acordo com a pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), as santas casas e hospitais beneficentes são duas vezes mais produtivos que outros estabelecimentos que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS). 

No Paraná, são mais de 110 hospitais filantrópicos, que representam 54% do total de atendimento SUS. No caso apenas dos atendimentos ambulatoriais, atendem 24% do volume no estado. Essas entidades estão presentes em 95 municípios paranaenses, e em mais de 50% deles, são os únicos hospitais. 

Em um ano atípico, por conta da pandemia do novo coronavírus, as santas casas e hospitais sem fins lucrativos se mostraram ainda mais importantes, pois, sem elas, não seria possível prestar assistência a todos os brasileiros.  

Leia também – Entidades ligadas à saúde: Manter o distanciamento social é fundamental para evitar colapso do sistema

De acordo com a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), no Dia Nacional da Filantropia, lembrado em 20 de outubro, é necessário exaltar e evidenciar a atuação dessas instituições, que fazem a diferença na vida de milhares de brasileiros.

No Facebook da Femipa, é possível conferir uma homenagem preparada especialmente para este dia.

Leia também – Femipa disponibiliza ferramenta para estimular benchmarking entre os hospitais